A Fundação do Rim é uma organização social sem fins lucrativos, com os títulos de utilidade pública municipal, estadual e federal. Foi fundada há 12 anos pelos médicos nefrologistas Paulo Rossas Mota, Oswaldo Augusto Gutierrez Adrianzen e Cesar Silva Pontes, que perceberam a necessidade de uma intervenção eficaz para a prevenção da Doença Renal Crônica, considerada uma “epidemia global” a ser enfrentada no século XXI.

Preocupava também ao grupo o fato de que boa parte das pessoas acometidas pela Doença Renal Crônica vive em situação de vulnerabilidade social, em face das limitações impostas pela doença, que se caracteriza por uma evolução lenta e incapacitante, que as exclui socialmente. Portanto, para eles, era necessário também um olhar especial para esse segmento de pessoas, já que para eles não existem políticas públicas de apoio social.

Visando reverter esse quadro, a Fundação do Rim desenvolve projetos sociais que possibilitam a esses pacientes o acesso ao Ensino Fundamental, à profissionalização e à inserção no mercado de trabalho, o resgate da autoestima e a assistência às suas carências emergenciais.

Público-alvo

Pessoas com Doença Renal Crônica em tratamento conservador, em terapia renal substitutiva e a sociedade geral no Estado do Ceará.

Pessoas com Doença Renal Crônica em tratamento conservador, em terapia renal substitutiva, em lista de espera para realizar transplante renal e a sociedade em geral do Estado do Ceará através de campanhas de prevenção a DRC

Missão

Promover ações para prevenção da doença renal e reinserção social dos pacientes renais crônicos, contribuindo para o seu bem-estar.

Visão

Ser referência nacional como uma Instituição de excelência, voltada para prevenção da Doença Renal Crônica, assistência social ao paciente renal e capacitação de profissionais de saúde em Nefrologia.

Nossos Valores

Respeito